A importância da rádio comunitária

A prestação de serviço oferecida pelas rádios comunitárias nas localidades em que elas estão inseridas, é de fundamental importância para os moradores de uma comunidade, é por meio desse benéfico que muitos que vivem lá ganham voz e tem seus problemas solucionados.

A rádio comunitária desde o começo, sempre enfrentou muitas dificuldades e obstáculos, tanto com as leis que regem o seu funcionamento, quanto com as dificuldades do dia a dia que acomete todos nos por exemplo a dificuldade financeira, pois é do conhecimento de todos que uma rádio comunitária conta muito com o voluntariado.

Assim como os meios de comunicação de massa a rádio comunitária deve ter uma grade que abranja e inclua todos os ouvintes. Por essa razão é muito importante ter uma programação variadas e inclusiva, mantendo sempre a essência da comunidade. É comum encontramos rádios comunitárias que dão espaços para líderes religiosos terem um tempo na programação para justamente colocar em pratica essa pluralidade. Na comunicação não é diferente, os veículos procuram cada vez mais trazer assuntos que agreguem todas as pessoas.

Ao conversarmos com o Vereador Arnaldo Faria de Sá, ele nos contou um pouco sobre sua trajetória na luta pelas rádios comunitárias e também frisou a importância da prestação de serviço oferecida por elas. “ A rádio comunitária é extremamente importante, é lá que o ouvinte pode chegar a bater na porta e pedir para localizarem uma pessoa desaparecida, pedir um apoio para comprar um remédio ou uma internação na rádio comunitária é fácil fazer isso diferente das rádios comerciais que é mais inacessível, tanto as da capital e também as do interior”.

O vereador Arnaldo Faria de Sá, é o autor da Lei 9.612/98 das Rádios Comunitárias, essa lei tem como objetivo aperfeiçoar o funcionamento das rádios e proporcionar aos profissionais que nela atuam melhores forma de trabalho.

A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto As Redes sociais no papel de polarização social.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.