Unidades Básicas de Saúde retomam aplicação da vacina contra dengue
A campanha tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e reduzir os casos da doença
Por Gabriel Nassif
Prefeitura de São Paulo retomou a aplicação da vacina contra a dengue após receber em novembro um lote de 170 mil novas doses enviado pelo Ministério da Saúde. Jovens de 10 a 14 anos já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a imunização.
A ampliação da cobertura vacinal faz parte da campanha de combate à dengue na cidade. Até o momento, mais de 186 mil crianças e adolescentes já foram imunizadas com a primeira dose.
No inicio do ano, devido à alta demanda e ao esgotamento das doses nas unidades de saúde, a campanha havia sido interrompida temporariamente. Porém, com a chegada das novas doses, a Prefeitura busca imunizar uma faixa etária vulnerável.
Para a dona de casa, Márcia Rodrigues, a vacinação é importante e relembrou a época da COVID-19. “Eu acho que tem que ter mesmo e eu acredito que a vacinação ajudou muito na COVID, por exemplo, a não proliferar” de afirmou.
Márcia acredita que a população precisa se imunizar com frequência e comentou que sempre que as unidades realizam campanhas ela participa. “Eu acredito que precisa. Eu sempre tomei todas as minhas vacinas” declarou.
O aposentado Osvaldo Lúcio Ferreira concorda que a vacinação é importante, mas comenta que a divulgação das campanhas precisa melhorar. “eu acho que precisa ter uma divulgação maior para que o povo seja bem atendido” afirma.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação ocorre em todas as UBS da cidade e orienta que os interessados compareçam com documento de identidade e, preferencialmente, o cartão SUS.
De acordo com o portal da prefeitura, atualmente, 79.357 crianças e adolescentes que receberam a primeira dose (D1) estão elegíveis para receber a D2. Para verificar a disponibilidade do imunizante, basta acessar o portal “De Olho na Fila”.
A expectativa da campanha é que o aumento da cobertura vacinal ajude a reduzir os casos da doença nas próximas estações.