Descoberta de nova variante da covid-19 no Brasil acende alerta e especialista defende vacinação e uso de máscaras

Um laboratório de São Paulo, a Rede de Saúde Integrada Dasa, identificou o primeiro caso da variante XBB.1.5 do coronavírus, apelidado de Kraken, considerada a mais transmissível até agora pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A amostra, que foi coletada em novembro, é de uma paciente de 54 anos de Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo.

A XBB.1.5 é uma variante formada pela combinação de duas sublinhagens da BA.2. Ela carrega uma mutação que torna a sua ligação com as células humanas muito mais eficiente, fazendo com que a replicação seja mais veloz. Por isso, a sua presença em locais como nos Estados Unidos já é dominante frente a outras linhagens menos transmissíveis.

Segundo a OMS, ela já foi identificada em 29 países, porém é provável que o dado esteja subnotificado devido à dificuldade em fazer o sequenciamento e à queda na realização de testes em todo o mundo.

A médica sanitarista Lúcia Souto, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, fala sobre a importância da vacinação neste momento e defende o uso de máscaras em locais com aglomeração.

“É uma variante que traz um alerta porque ela tem uma grande transmissibilidade. Então duas atitudes importantes se fazem necessárias neste momento. Uma é uso da máscara em locais com aglomeração como, por exemplo, no transporte público e a outra é a imunização. As pessoas precisam estar com o esquema vacinal completo”, explicou a sanitarista.

A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto Exposição Pessoal na Internet. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Descoberta de nova variante da covid-19 no Brasil acende alerta eespecialista defende vacinação e uso de máscaras

INFORMATIVO: Descoberta de nova variante da covid-19 no Brasil acende alerta eespecialista defende vacinação e uso de máscaras