BNDES lança programa para fortalecer cooperativas de catadores

O BNDES anunciou um novo programa para apoiar cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O objetivo é fortalecer a cadeia da reciclagem e garantir mais geração de renda para esses trabalhadores.

O projeto, chamado “Tudo na Circularidade”, vai contar com R$ 20 milhões do Fundo Socioambiental do BNDES e busca incentivar a logística reversa – sistema que garante que embalagens e outros resíduos retornem ao setor produtivo ou tenham uma destinação ambientalmente correta.

Em entrevista à TV Brasil, a superintendente de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES, Ana Costa, explicou a importância dessa iniciativa:

 “A gente pensou: vamos fazer um fundo que incentive empresas privadas e o setor público a investir na logística reversa, que já é uma exigência da lei.”

O presidente da Associação Nacional de Catadores, Roberto Rocha, também destacou como essa iniciativa pode beneficiar os trabalhadores da reciclagem:

“Esse investimento traz um formato novo, que fortalece o setor e ajuda na construção de políticas públicas, como o pagamento por serviço ambiental aos catadores.”

O edital do BNDES prevê a contratação de uma entidade gestora para coordenar o projeto. A seleção está aberta até o dia 5 de maio, as inscrições podem ser feitas no próprio site do BNDES, e podem participar organizações sem fins lucrativos sediadas no Brasil.

A Central de Notícias da Rádio Conexão é uma iniciativa do Projeto “O amor na vida e na obra de Carlos Drummond de Andrade”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: BNDES lança programa para fortalecer cooperativas de catadores

Ouça a notícia: BNDES lança programa para fortalecer cooperativas de catadores