Governo Federal lança programa Mais Professores para fortalecer a educação básica

O Governo Federal lançou o programa Mais Professores para o Brasil, com o objetivo de incentivar a formação de novos educadores e implementar medidas para a valorização e qualificação dos profissionais da educação básica.

A iniciativa prevê o benefício direto a 2,3 milhões de professores, que devem impactar positivamente a qualidade do ensino oferecido a 47,3 milhões de estudantes em todo o país. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o investimento federal no programa considera que o fator intraescolar mais determinante para a aprendizagem dos estudantes é o professor.

Para Maria Izabel Azevedo Noronha, deputada estadual conhecida como Professora Bebel e segunda presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), o programa representa uma importante política pública com reflexos diretos na qualidade do ensino e no incentivo à docência em todas as regiões do Brasil.

“É uma política de Estado. Agora temos um programa que vai formar profissionais de educação para evitar a falta de professores e superar a lógica do notório saber, que permitia que qualquer pessoa lecionasse em qualquer área. Com o Mais Professores, essa demanda por profissionais qualificados será suprida. Além disso, o programa incentiva a formação de novos educadores e inclui uma política de valorização docente. Vejo essa iniciativa com muito bons olhos”, afirmou Bebel.

Ao anunciar o programa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a medida é um passo fundamental para superar a dívida histórica do Brasil com a educação e os profissionais da área. Segundo Lula, o país precisa estimular a formação de novos professores e assegurar que esses profissionais tenham condições dignas de trabalho, saúde e segurança.

A Central de Notícias da Rádio Conexão é uma iniciativa do Projeto “O amor na vida e na obra de Carlos Drummond de Andrade”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora

VÍDEO:

INFORMATIVO: