Prefeitura de São Paulo lança pacote de fomento cultural de R$ 319 milhões
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, anunciou nesta semana o maior pacote de fomento cultural já realizado na cidade: o “São Paulo + Cultura”. Com um investimento total de R
31,sendoR 97 milhões provenientes de recursos federais, o projeto visa fortalecer e democratizar o acesso à cultura na capital paulista.
O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes, ao lado do secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente, durante evento realizado na Sala do Conservatório da Praça das Artes, no centro da cidade. Na ocasião, foi assinado o parecer técnico para a execução de 70 editais que serão publicados ao longo de 2025, abrangendo áreas como teatro, dança, música, patrimônio cultural, literatura, exposições, artes visuais, cultura urbana, formação artística e economia criativa.
Durante a coletiva, o prefeito destacou a importância da fiscalização dos projetos contemplados e reforçou que as iniciativas devem beneficiar o maior número possível de usuários da cultura. “Este é o maior pacote de ações culturais já feito pela Prefeitura de São Paulo. Queremos garantir que a cultura chegue a todos os cantos da cidade, de forma justa e democrática”, afirmou Nunes.
Já em fevereiro, alguns editais serão liberados, incluindo o Credenciamento do Mês do Hip Hop, Prêmio Zé Renato de Teatro, Fomento ao Teatro e à Dança, Radiodifusão Comunitária, Programas VAI 1 e 2, Jornada do Patrimônio, Credenciamento de Artistas Educadores para o Programa de Iniciação Artística (PIA), Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI) e Programa Vocacional.
O secretário Totó Parente enfatizou a relevância do pacote “São Paulo + Cultura” e a necessidade de descentralizar as políticas culturais para garantir acesso igualitário à população. “Queremos que a cultura seja um direito de todos, independentemente de onde moram ou de sua condição social”, disse.
O evento também contou com a presença de agentes culturais, como o músico Rodrigo Moura, de 28 anos, que compartilhou suas expectativas em relação ao novo pacote. “Esse investimento é fundamental para fortalecer a cena cultural da cidade e dar oportunidades para artistas como eu”, declarou.
Para mais informações sobre os editais e o pacote “São Paulo + Cultura”, acesse o portal da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa: portaldeentrada.prefeitura.sp.gov.br.
A Central de Notícias da Rádio Conexão é uma iniciativa do Projeto “O amor na vida e na obra de Carlos Drummond de Andrade”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.