Povos Indígenas no Estado de São Paulo
Lidiane Damasceno, Krenak do Museu Histórico Indígena Vanuíre fala do abandono que os indígenas sofrem.
Diante a atrocidade que os povos originários foram submetidos no Brasil e principalmente na Amazônia a Radio conexão convida a uma reflexão.
Os Guaianás aos Pankararés, ocupam hoje as periferias e as cidades ao redor da capital.
Cerca de 6.963 índios Mby’a, Tupi Guarani, Kaingang, Krenake Terena que habitam terras indígenas estão localizadas na faixa litorânea, no Vale do Ribeira, no oeste do Estado de São Paulo.
Na região metropolitana de São Paulo os Guarani, Mby ́a e Tupi, formam a maior população do Estado vivendo em terras indígenas.
A rádio CONEXAO ouviu Lidiane Damasceno, Krenak do Museu Histórico Indígena Vanuíre fala do abandono que os indígenas sofrem.
“Então a gente está num pedaço bem pequeno a população está crescendo entendeu? Então a nossa maior luta é a ampliação do espaço que o que estão em volta era do nosso povo antigo né? Provado por antropologias feito o estudo antropológico e tudo e e a gente luta faz 25 anos que a gente está lutando por por essa ampliação que não acontece. E isso o estudo está tudo avançado, o processo já está na na justiça. Eh mas não avança por conta a FUNAI alega que não tem funcionário pra vir analisar esse espaço que está tido nos estudos como espaço de territóriokaingang. A gente a gente está sofrendo algumas consequências, sabe? Abandono, ah o descaso, ah o falta de orçamento, né?”
A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto Exposição Pessoal na Internet. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.