Prefeitura promove aula de Skate no CEUS da capital paulista

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ampliou o ensino de skate nas escolas em uma parceria firmada com a ONG Skate Solidário. Mais de 300 crianças e adolescentes serão contempladas com aulas em Centros Educacionais Unificados (CEUs). A prática também pode ser realizada nas demais escolas por meio do repasse de Programa de Transferência de Recursos Financeiro (PTRF) e colaboração com os profissionais de educação física.

O Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) possibilita uma autonomia para as escolas decidirem como investir os recursos financeiros recebidos pela Secretaria Municipal de Educação. Desta forma a gestão, com o auxílio da comunidade escolar e dos professores, pode adquirir os materiais necessários para diversas práticas esportivas, entre elas o skate.

A rede municipal conta com mais de 15 CEUs com pistas de skate, das quais sete serão contempladas com aulas realizadas em parceria com a ONG Skate Solidário. As aulas são abertas para a comunidade em geral e atenderão mais de 300 crianças, com idades de 6 a 16 anos. Outras 11 pistas serão construídas em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras – SIURB.

Os interessados devem entrar em contato com a gestão de uma das 7 unidades abaixo e verificar a disponibilidade de vagas: CEU Aricanduva; CEU Meninos; CEU São Matheus; CEU Paraisópolis; CEU Campo Limpo; CEU Casa Blanca; CEU Butantã. Fora dos CEUs a prática do skate também é divulgada nas escolas e está incluída no Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental, que prevê a vivência de diferentes práticas corporais de aventuras urbanas e de natureza (como o skate, BMX e ciclismo de estrada).

Na EMEF Profa. Helina Coutinho Lourenço Alves, localizada na Cidade Tiradentes, o skate faz parte das aulas de Educação Física desde 2013, por meio do professor Marcos Alexandre Foglietto. No último ano conseguiu o apoio na direção na aplicação da verba do PTRF para a compra de 34 skates.

Para mais informação referente ao início das aulas, e quais são as formas de inscrição entre em contato com alguma das unidades citados acima e saiba mais.

A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto As Redes sociais no papel de polarização social.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Informativo: Prefeitura promove aula de Skate no CEUS da capital paulista