Povos indígenas lutam contra mitos sobre a celebração do Dia do Índio

Historicamente dia 19 de abril é celebrado o Dia do Índio, porém povos indígenas têm se manifestado contra a celebração deste dia da forma como tem sido realizada. Tanto que eles reivindicam a alteração na nomenclatura da data para dia dos povos indígenas.

Foi apresentado na Câmara Federal projeto de lei da deputada federal indígena Joenia Wapichana que muda a nomeação da data.

Neste mês de abril os povos indígenas realizaram o acampamento Terra Livre do dia 14 ao dia 18 de abril. Mais de 8 mil lideranças de 200  etnias indígenas, que vieram de todas as regiões do Brasil se reuniram no 18º Acampamento Terra Livre.   Uma das principais reivindicações é o respeito a demarcação de terras no país que há anos sofre sucessivas ameaças de invasão por  diferentes interesses políticos e econômicos.

A articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade elaborou uma campanha com vozes de lideranças indígenas para falar sobre o assunto. De acordo com a articulação, existem muitas fakes News sobre o “descobrimento”, língua, e vestimentas do indígenas e está na hora de desconstruir essa reproduções colonizadoras

A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto As Redes sociais no papel de polarização social.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Povos indígenas lutam contra mitos sobre a celebração do Dia do Índio