Miss Alemanha 2022: contra todos os estereótipos impostos, a recifense Domitila Barros vence o concurso.

Concursos de beleza sempre existiram e tiveram o seu auge na década de 1960. Na época, o intuito era reforçar padrões estéticos das quais mulheres copiavam os estilos e as misses se tornaram modelos perfeitos a serem seguidos.

Os tempos mudaram. Mais de cinquenta anos depois, ser bonita apenas, não é mais uma causa. É a consequência.

Apesar de ostentarem rostos e corpos perfeitos, as misses atuais precisam de algo a mais e que chamem a atenção. É preciso falar sobre inteligência, opiniões sobre assuntos diversos e políticos, cultura, diversidade, preocupações acerca do mundo ao redor e principalmente, representatividade.

O fato é que, na era do empoderamento feminino, os concursos de beleza precisam rever os seus conceitos. Algumas mudanças sutis já podem ser notadas. E, vemos isso, na escolha da Miss Alemanha de 2022, a modelo e ativista nascida na periferia de Recife, em Pernambuco, Domitila Barros, de 37 anos, que vive em Berlim desde 2006. Primeira imigrante e mulher negra, Domitila, venceu 159 concorrentes, na primeira fase do concurso.

A miss nos contou sobre essa história e o orgulho de ter passado por 3 fases e vencido um concurso tão concorrido.

“O mundo está mudando e isso é uma questão de tempo. Esse conceito de empoderamento está em todos os lugares porque eu não vejo outro caminho, a não ser esse”, afirma.
Domitila contou as reações do povo alemão ao saber que a miss do país é brasileira: “Eu não vou mentir. Eu estava um pouco preocupada antes de saber o resultado, se eu
seria aceita por ser de origem brasileira. Para ser sincera, eu não tive tempo de ler todos os
comentários, mas tudo o que tive acesso até agora, principalmente da imprensa e das pessoas que tiveram acesso por mim, foi tudo muito positivo. Todo mundo tem falado, que é a época de mostrar uma sociedade mais diversa, mostrar esses valores de missão, acima de beleza. Eu ainda estou tentando entender o que aconteceu, mas até agora, estou surpresa que todo feedback que eu tive até agora, foi positivo”, ressalta.

Domitila atribui a sua vitória a um legado de 22 anos de trabalho ininterruptos, de transformar a sociedade em um meio mais justo e sustentável, desenvolvendo trabalhos com crianças carentes, através da arte e sustentabilidade, com muita força, amor, dedicação e coragem. Sua história na Alemanha não é recente. A ativista nos conta um pouco sobre o começo de sua vida no país europeu:

“Quando eu tinha três anos de idade, eu morava em Linha do Tiro, veio uma equipe da Alemanha ao Brasil fazer uma reportagem sobre crianças de rua na América Latina e nesta época, um dos poucos projetos que trabalhava com isso, era o projeto em que eu cresci, que meus pais criaram, o Centro de Atendimento de Meninos e Meninas e a equipe tirou foto e filmaram e isso tudo apareceu na Alemanha. Com 7 anos de idade, fui pela primeira vez, com meus pais, fazer palestra e com 13 anos, fui para lá, completamente sozinha.
Desci no aeroporto de Frankfurt e pensei que se eu sobrevivesse a isso, eu poderia fazer o que eu quiser. Foi muito importante para mim, porque foi a primeira vez que eu saí de casa, à noite, de bicicleta e voltei sem medo. Foi nesse momento que eu percebi que eu queria ter uma juventude sem medo. Minha melhor amiga foi assassinada aos 12 anos pela polícia no Brasil. E esse é meu objetivo de vida; quero viver em uma sociedade onde não precise ter medo de ser mulher, sair e fazer as coisas. Foi nesse dia que tomei essa decisão, aprendi alemão e comecei a estudar e a me candidatar para bolsas de estudos. Em 2006, me mudei para a Alemanha para fazer o meu mestrado, em Ciências Políticas e Sociais”, conclui.

Ela conta que se inscreveu no concurso, por insistência de uma amiga, mas até então, acreditava que não iria vencer, por causa da idade e do seu sotaque, por ter um rosto cheio de sardas e cabelos cacheados.

O concurso de Miss promovido pela Alemanha, mudou as suas regras em 2021 e decidiu afastar os estereótipos de objetificação e etarismo da mulher. Em 2021, uma miss alemã, de 33 anos, que resolveu vivenciar a maternidade, ganhou o concurso daquele ano.

REPORTAGEM CAROLINE ROSSETTO

A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto As Redes sociais no papel de polarização social.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Miss Alemanha 2022: contra todos os estereótipos impostos, a recifense Domitila Barros vence o concurso.