Eleições 2022: chamada para os jovens de 16 e 17 anos

”aprenda como tirar o título de eleitor pela internet e exerça seu direito de voto neste ano”

No dia 02 de outubro vai acontecer em todo o Brasil as Eleições Gerais, evento que vai decidir os novos políticos a ocupar os cargos de Presidente da República, Governadores dos Estados e do Distrito Federal, dois Senadores por estado, Deputados Federais e Deputados Estaduais. Apesar do voto ser facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, a participação deles em um momento tão único da nossa democracia é de suma importância, tanto para o seu crescimento e desenvolvimento na sociedade, quanto para exercer o seu direito de opinar sobre os rumos do seu estado, município e país. De acordo com o IBGE, 10 milhões de jovens estão aptos a tirar o título de eleitor neste ano, entretanto, o TSE  divulgou que o número de eleitores com 16 e 17 anos é o menor da história do Brasil, em 2022. Do total que pode votar, apenas 730.693 haviam tirado o título até janeiro. Por isso é necessário virmos aqui para fazer esse alerta e também avisar que para tirar o título de eleitor não precisa muito e você pode fazer aí mesmo do seu sofá. Para isso você vai precisar do acesso a internet, um comprovante de residência e um documento de identificação com foto.

Com o celular você vai tirar uma foto do seu documento frente e verso e em seguida também vai precisar tirar uma selfie segurando o documento.  Após essa etapa é só entrar no Portal do TSE (www.tse.jus.br) e seguir os seguintes passos:

1-procurar o menu “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título). É nessa página que você terá acesso aos principais serviços do título eleitoral.

2-No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página).

3-Depois, é só selecionar o estado, conferir a lista de documentos necessários e clicar em “Próximo”.

4-Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”.

5-Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios.

6-A próxima etapa é a de envio da documentação. Isso deve ser feito na parte que está logo abaixo do formulário. Lembra das fotos dos documentos e da selfie que foram citadas logo acima? É aqui que elas entram: basta selecionar o documento que você vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando você inserir todos os documentos necessários, finalize o processo.

7-Concluída a solicitação, é só ficar de olho. Você pode acompanhar o requerimento lá no final da página inicial do Título Net (aquela que você entrou para iniciar o processo).

8 – Quando o processo for concluído, não fique esperando o documento em casa. Afinal, agora é tudo digital. Ao fazer a consulta, você terá acesso ao número do título e aí é só baixar o aplicativo e-Título (faça o download nas lojas Google Play ou App Store) no celular. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto As Redes sociais no papel de polarização social.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Informativo: Eleições 2022: chamada para os jovens de 16 e 17 anos