Ame Amoroso atua no fortalecimento de famílias do Jabaquara

Há quase 50 anos, instituição atende crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social

Desde 1973, um grupo de educadores atua na região do Jabaquara para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente criada como AME, Associação ao Menor Excepcional, a instituição é hoje o AME Amoroso – ame sendo imperativo do  verbo  amar,  e  desenvolve diversas atividades no âmbito da educação, cultura e lazer, proteção social, segurança alimentar a fortalecimento de vínculos.

A instituição conta com dois centros de educação infantil, para crianças de 0 a 5 anos, outra unidade para crianças de 6 a 11 anos e o centro para adolescentes, para jovens de 12 a 14 anos. O fundador e presidente do Ame Amoroso, Claudio do Amaral Kfouri, explica os objetivos da instituição.  “Promovendo a proteção social da criança e adolescente em situação de vulnerabilidade e risco social. Por meio do desenvolvimento de suas potencialidades bem como favorecer aquisições para conquista da autonomia, do protagonismo e da cidadania mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.”

O Ame Amoroso também oferta um  serviços de  assistência  social  às famílias, que tem como objetivo fortalecer função protetiva da família prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações junto a idosos, pessoas com deficiências, dada a necessidade de prevenir confinamento e o isolamento, por meio da proteção social no domicílio.  “Atuando de forma preventiva. Buscando antecipar através do conhecimento  do território,  dos fenômenos  e suas características específicas e das famílias e de suas histórias. Intervenções orientadas como meio de evitar a ocorrência ou agravamento de situações de vulnerabilidade e risco social.”

Por fim, a instituição conta com o Centro de Acolhida, cujo objetivo acolher a população das diversas comunidades no bairro do Jabaquara em situação de vulnerabilidade social que estejam fora de  qualquer  programa  de assistência social, bem como as famílias dos usuários dos serviços da AME. Os Ceis têm capacidade de atendimento de 380 crianças e adolescentes e o serviço de assistência social às famílias tem cerca de 900 famílias cadastradas, todas elas inscritas no Cad-Único, totalizando mais de 3.000 atendimentos ao mês.

“As atividades dos Ceis são realizadas em um espaço amplo, seguro para o atendimento dos bebês e

crianças. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas. o Cei Ame na rua Godofredo Braga, 215, e o Cei Ame Dois, na Avenida Euclides, 341”.  “As atividades no CCA para as crianças e adolescentes que frequentam o espaço no contraturno escolar é um espaço acolhedor, seguro e com diversidade de atividades de segunda a sexta-feira, manhãs das 8h às 11:40 e tardes, das 13H às 16h40. O CCA AME na rua Godofredo Braga, 215.”

Os encaminhamentos para os atendimentos do AME Amoroso são realizados pelos Cras e pelo Conselho Tutelar do Jabaquara, com exceção do Centro de Acolhida, que atende toda a demanda que chega no local, na Rua Godofredo Braga, 215. O AME se mantém com parceiras com a prefeitura e doações.

Mais informações no site www.ameamoroso.org.br ou pelo telefone 5588- 0599.

REPORTAGEM POR ALINE MELO

A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto As Redes sociais no papel de polarização social.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Ame Amoroso atua no fortalecimento de famílias do Jabaquara