Movimentos fazem ato para reivindicar melhorias no SUS
Integrante dos movimentos sociais fala sobre as solicitações apresentadas no ato em defesa do SUS, que aconteceu no início de abril em frente à secretaria Estadual de Saúde.
Movimentos sociais realizaram ato em defesa do SUS no dia 5 de abril em frente à secretaria Estadual da Saúde. O ato antecipado devido ao feriado de Páscoa contou com a representação de lideranças de todas as regiões da cidade.
Os participantes trouxeram faixas, bandeiras e afirmavam lemas como: “O SUS é nosso, ninguém tira da gente. Direito conquistado, não se troca, não se vende. Viva o SUS!”.
Maria Auxiliadora do Movimento Popular em Defesa do SUS explica os anseios reivindicados no ano: “As bandeiras de luta que a gente, ao longo desses anos, reafirma são: pelo o não sucateamento do SUS, realização de concursos públicos, valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, seja da administração direta ou das instituições que fazem parceria, que são as OSs, elas têm que fazer o seu papel”.
Segundo Auxiliadora, o atendimento à população tem sido desumanizado, e a reivindicação dos movimentos é por um SUS na sua integralidade, equidade, universalidade, como manda as diretrizes do Sistema Único de Saúde.
“A gente percebe que ao longo do tempo com o sucateamento do SUS as responsabilidades têm sido terceirizadas e deixada de lado, a gente quer um SUS cada vez mais fortalecido, um SUS que realmente garanta e nos dê o que a gente precisa. Até porque o nosso SUS é referência em outros países, o Brasil tem algo muito peculiar nosso que é o SUS, mas com os governos dos últimos anos, cada vez mais, tem sido sucateado”, afirma Maria Auxiliadora.
A Central de Notícias da Rádio TERNURA é uma iniciativa do Projeto Exposição Pessoal na Internet. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo. Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.